segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Antonio Pagot vistoria obras na BR 163 e promete atender os índios Caiapós

Por Manolo Garcia

Vistoriando obras de pavimentação na Rodovia BR 163, do município de Lucas do Rio Verde-MT à Santarém-PA, a comitiva de Pagot, chegou a Novo Progresso, se reuni com os índios Caiapós e acatou suas reivindicações na área de transporte e logística.

Por volta 10h da última sexta-feira /29/01/2010, a comitiva de Luiz Antonio Pagot, diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT) chegou à cidade de Novo Progresso e reuniu com os índios Caiapós no Instituto Kabú, entidade indígena.

Os índios exigem agilidades na recuperação de 70 km de estrada vicinal e, a construção de duas novas, que somam mais de 600 km para atender mais de 1.200 pessoas em três aldeias.

Atualmente os nativos estão sofrendo com um surto de malária, mais de 70 casos foram confirmados nos últimos dias, como atendimento médico é limitado nas aldeias, os doentes precisam ser levados para a cidade, a única estrada de acesso está intransitável, revoltados os Caiapós ameaçaram bloquear a BR, em protesto à morosidade do Governo Federal em atender antigos acordos firmados entre o DNIT e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Pagot prometeu aos nativos que vai atender as suas reivindicações e se comprometeu apurar junto à FUNAI os motivos que pelos quais as ações ainda não aconteceram e que sejam inclusos no plano de ações a construção de postos de saúde nas aldeias, uma casa de apoio na cidade e a destinação de ambulâncias para atender as suas necessidades.

O diretor disse em entrevista que até abril deste ano todos os contratos de construção de asfalto na BR estarão assinados, que voltará no mês de maio para inspeção e que a obra é irreversível, a rodovia será concluída, pois, existe um montante de mais de 600 milhões de reais no orçamento deste ano destinado a essa obra, e, todos os projetos de desenvolvimento sustentável firmados entre o DNIT e o Governo Federal serão implantados.

Em relação ao perímetro urbano de Novo Progresso o diretor disse que se a equipe técnica e engenharia julgar necessário, o projeto original pode ser incrementado com iluminação pública, passarela e viaduto e, que estão sendo licitadas 57 pontes em quatro lotes e a ponte sobre o igarapé no perímetro está inclusa.

Sucesso abertura da copa cultura no ginásio municipal


Centenas de pessoas compareceram no ginásio municipal, na noite de sábado 30/01, para prestigiar a cerimônia de abertura e conhecer as 17 equipes que irão disputar o titulo da competição.

A copa cultura tem em sua organização a equipe da radio comunitária cultura FM, o departamento de esporte e a liga esportiva municipal Progressense.


Na cerimônia contou com a presença do vice prefeito Ricardo Facim, presidente do simasp Osvaldo Romaiole, o presidente do PMDB e ex prefeito do município Néri Prazeres, secretario de educação Gilberto, presidente da liga e chefe do departamento de esporte Edemar Onetta, presidente da associação amigos de Novo Progresso Dr. Marcio e também se fez presente o diretor da radio cultura Edio rosa, todos elogiaram a iniciativa da radio em fortalecer o esporte no município.


Após a cerimônia de abertura foi feito o sorteio dos dois primeiros jogos da copa, o primeiro jogo ficou entre comercial mariano e amigão materiais para construção e o segundo confronto entre Paramaquinas e a equipe do RESENHA.


A equipe esportiva da radio cultura narrou ao vivo o jogo do comercial marino, que perdeu para a equipe da amigão materiais para construção, pelo placar de 4 a 3, no segundo jogo a equipe da Paramaquinas venceu por goleada o time do RESENHA.












Policia militar prende acusado de esfaquear mulher no bairro Rui Pires de lima

Policia militar prende acusado de esfaquear mulher no bairro Rui Pires de lima
No final da ultima semana a policia militar hum homem conhecido por Jose no bairro pires de lima, pesa em cima dele acusação de ter esfaqueado, Juliana aparecida Lucia de 21 anos no bairro rui pires de lima em Novo Progresso.

Ele foi preso pela equipe da policia militar comandada, pelo sargento Givanildo que nos disse que o Jose, estaqueou a Juliana na altura do abdômen e o mesmo tem uma acusação de homicídio registrado na policia.

A policia encaminhou o acusado para delegacia a onde vai ficar preso até a justiça se posicionar.

O dono dos bois, Marcos Gonçalves Queiroz, nega que tenha sido notificado para retirar o gado da área

Governo apreende 800 “bois piratas” governo federal deu por concluída ontem a segunda operação “boi pirata” com a apreensão de cerca de 800 cabeças de gado criadas em uma área de proteção ambiental no município de Novo Progresso (PA), que registrou elevado índice de desmatamento.

Participaram da operação cerca de cem integrantes da Força Nacional de Segurança e fiscais do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Eles usaram helicópteros.


Diferentemente da primeira operação, realizada em meados de 2008, o gado apreendido não foi leiloado e convertido em dinheiro destinado à construção de cisternas pelo Fome Zero. Desta vez, o gado foi diretamente doado aos governos dos Estados da Bahia, Pará e Mato Grosso, que se responsabilizaram pelo deslocamento dos bois. O gado e os carneiros serão distribuídos para beneficiários de programas sociais.


O dono dos bois, Marcos Gonçalves Queiroz, nega que tenha sido notificado para retirar o gado da área. “Até as galinhas eles querem tirar. Já morreram algumas vacas, mas não estamos reagindo”, afirmou.


Queiroz afirma ter chegado à região antes da criação da Floresta Nacional do Jamanxim. Calcula seu prejuízo em R$ 500 mil. “Não tem mais como deter”, disse. Hoje, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) analisa o caso.


O coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, disse que a operação vai continuar em 2010: “Nosso objetivo não é pegar bois para dar ao Fome Zero, mas zerar o desmatamento na Amazônia”.


Segundo Barbosa, a operação da região de Novo Progresso durou oito meses e custou cerca de R$ 2 milhões, contabilizadas as horas de voo dos helicópteros. O coordenador estima que cerca de 50 mil cabeças de gado foram retiradas da região pelos proprietários.


Fonte: (Folhapress)


publicidade

publicidade