terça-feira, 1 de setembro de 2009

INCRA conclui mais uma etapa de vistorias em Novo Progresso

O engenheiro agrônomo Bruno Afonso, servidor do INCRA e líder de uma das equipes que estavam fazendo vistorias nas propriedades rurais de Novo Progresso, informou que encerraram os trabalhos na última segunda-feira 31 de agosto, os servidores tinham o compromisso de vistoriar 170 propriedades, 80% das visitas foram bem sucedidas, cerca de 20% não foi resolvido, devido à falta de documentação dos proprietários e por ausência de outros em suas terras. Nos próximos dias, outras equipes estarão retornando a Novo Progresso dar continuidade as vistorias em outras áreas ao longo da BR 163.

A vistoria consiste em verificar se existe a cultura efetiva e a exploração direta pelo requerente, além de verificar se o requerente se enquadra no perfil da clientela do INCRA, em propriedades de pequeno e médio porte, que vai de um a trezentos hectares e de trezentos e um a mil, cento e vinte e cinco hectares no caso da nossa região.

Entre os processos trabalhados no ano passado e os desse ano já somam 650, serão encaminhados para a sede regional do INCRA em Santarém para procedimentos jurídicos, os que chegarem à etapa final serão liberados os títulos definitivos, com previsão de serem entregues ainda este ano.
Por: TRIBUNA DO POVO

Chuva causa prejuízos em Novo Progresso

A chuva que caiu em Novo Progresso na noite de domingo para segunda-feira, dias 30 e 31 de agosto, foi muito bem vinda por todos, serviu pra derrubar a temperatura, aumentar a umidade relativa do ar, eliminar a poeira e a fuligem, mas também causou prejuízos nas obras públicas da cidade. A enxurrada removeu muita terra das escavações na obra de construção de galerias para o escoamento de água pluvial na BR 163, paralisou os trabalhos de terraplenagem que foi começado na semana passada, alguns trechos das escavações foram parcialmente soterrados pelos deslizamentos de barreiras e pelo material removido, em outros pontos isolados, onde o aterramento da tubulação está em andamento chegou até remover alguns tubos.

Outro prejuízo foi no aterro da orla do Lago Municipal, a forte enxurrada que desemboca do eixo da BR e desce em direção ao lago, ainda não está canalizada e transpôs a rua, a calçada e rompeu o aterro que já estava com a jardinagem pronta, a equipe de jardinagem nos informou que será necessário recuperar o aterro e aproximadamente duzentos metros quadrados de grama terão que ser replantados.

Tribuna do Povo/Manolo Garcia

Rede Celpa continua atrapalhando obra do PAC em Novo Progresso

Já anunciamos anteriormente referente os posteamento colocados em local improprio atrapalha os serviços da empresa que tenta driblar suas maquinas em torno dos postes. A rede Celpa esta no dilema de contensão de despesa na opinião deles (Rede Celpa) teria que retirar a rede e transportar para o local definitivo para aproveitar o material, isto trará prejuízos ao consumidor que ficaria até 3 a 4 dias sem o fornecimento de energia. O impasse existe e a verdade de que ali os postes com a rede não poderão ficar e o prazo já extrapolou, a solução é retirar com urgência as alternativas para não interromper a energia tem basta querer.




Por Folha do Progresso

Jornal Tribuna do Povo repercute em Brasília



O presidente das associações Gorotire e Imbaúba de Novo Progresso, Luiz Helfensteim levou alguns exemplares do Jornal Tribuna do Povo, na sua 13ª edição, para Brasília, onde contém a matéria “Pirata é a FLONA Jamanxim” uma reportagem que fala sobre a FLONA, operação boi pirata e outras informações.


A matéria chamou a atenção de todos, que leram o jornal, até que um deputado federal teve a idéia de tirar pelo menos cinqüenta copias e mandou distribuir na Câmara Federal, no Senado, na sede do IBAMA, Instituto Chico Mendes e no Ministério do Meio Ambiente. A repercussão aconteceu em dois sentidos, os que defendem a permanência da FLONA e a ação do IBAMA, ficaram incomodados, e, os que defendem os produtores que têm terras na área atingida, ganharam mais motivos e reforçaram seus argumentos.


Outras duas matérias que também repercutiram foram; “Castelo de Sonhos foi palco de grande evento festivo” onde os parlamentares federais se comprometeram em defender os produtores rurais da FLONA, alguns chamaram o ministro do meio ambiente Carlos Minc de “Minctiroso" e a outra foi “Agentes do IBAMA fazem despejo e depredam casa e moto de sitiante”, a matéria apresenta o depoimento de uma senhora que conta o caso de abuso de autoridade pelos agentes do IBAMA, em Novo Progresso. Um procurador da República leu a matéria, ficou sensibilizado e prometeu mandar investigar as atrocidades cometidas pelos agentes do IBAMA.


Tribuna do Povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade