quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Comitiva consegue avanços para FLONA Jamanxim

O principal avanço que teve a comitiva que defende os direitos dos produtores rurais da FLONA Jamanxim em relação à ação do IBAMA em Novo Progresso, em função da viagem à Brasília, liderada pelo presidente do SIPRUNP, Agamenon Meneses, foi o amadurecimento político do grupo, que diante da problemática, conseguiu se unir e ganhar muito mais forças, gente que não sabia o que, nem como fazer pra garantir seus direitos, teve um grande avanço, com a união de representantes do legislativo municipal e da prefeita Madalena Hoffman, ao grupo, agora já têm o que comemorar.

O Decreto presidencial 6514, que dá muita autonomia nas ações do IBAMA, que é o que mais incomoda os produtores, tem grande chance de ser mudado, o assessor da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff definiu que a discussão fosse feita em outra ocasião, foi consenso por se tratar de um assunto que requer muita atenção e garantiu que receberá a delegação no dia a ser marcado.

MULTAS E EMBARGOS
Quanto às multas e embargos de propriedades rurais, ficou documentado, que será feita uma solicitação formal ao Governo, de prorrogação do prazo de retirada do gado da reserva, até que sejam discutidas as questões do desembargo e das multas. Deputados da bancada paraense juntamente com representantes da Casa Civil, fizeram um compromisso de tratar desse assunto brevemente, basta apenas baixar o nível de desmatamento no município.

REDEFINIÇÃO DE LIMITES
Em relação à redefinição dos limites da FLONA o Governo Federal vai apresentar um estudo feito a partir da proposta que a comitiva apresentou e apresentado à sociedade local, para que a população tome conhecimento do conteúdo da proposta, com um prazo de pelo menos sete dias para discuti-la, e ajusta-la.

No dia nove de outubro será apresentada no mutirão do Arco Verde e discutida pela sociedade progressense, por fim, dia catorze de outubro será apresentada na Casa Civil para virar projeto de lei, posteriormente ao Congresso para votação.

Agamenon informa que, dia três de outubro acontecerá uma grande reunião com o pessoal da FLONA para que apresentem as propostas aos líderes da comitiva.

Jornal Tribuna do povo/Manolo Garcia

publicidade

publicidade