quinta-feira, 21 de maio de 2009

NOVO PROGRESSO NÃO PARA DE CONSTRUIR

Por Manolo Garica – Jornal Tribuna do Povo

A construção civil já foi mais intensa em Novo Progresso porem, nunca parou, mesmo durante o período chuvoso é fácil perceber o aumento da construção.
Para saber mais, conversamos com o José Antonio de Oliveira "Cavalo" da Construtora JVV.
Há 6 anos no município contribuindo para o crescimento desta cidade, ele disse a nossa reportagem que atualmente está com apenas duas obras em andamento e trabalha com uma equipe de 13 profissionais mas, houve época melhor, nos anos de 2003, 2004 até meado de 2005 empregava e construía mais que o dobro, mesmo assim a sua empresa movimenta pelo menos R$15.000.00 por mês só com o pagamento de seu trabalhadores.
O construtor observa que o financiamento pela Caixa Econômica e Banco do Brasil vem contribuindo com a construção na cidade e o PRONAF também é importante na economia junto aos produtores rurais.
Essas informações foram confirmadas quando conversamos com o gerente de vendas da Prazmatec Materiais para Construção Aldo Faccin, que disse mais, "este ano apesar de se falar em crise mundial as vendas não foram afetadas, tem desempenho igual ao mesmo período dos anos anteriores" e, que seus clientes estão buscando os recursos no Banco Bradesco e CDC (Credito Direto ao Consumidor) do Banco do Brasil. Disse também que existem muitas construções de pequeno porte, reformas e ampliações de prédios residenciais na cidade.
As compras através de financiamentos correspondem a 8% do total.
Faccin acrescenta que os fabricantes e atacadistas ainda não repassaram o abatimento no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que poderá beneficiar o setor,.
João Maria dos Santos Superintendente do Setor de Tributos da Prefeitura Municipal confirma. Só este ano até final do mês de abril já soma 15 projetos de construção aprovados.
Ricardo Philipp dos Santos arquiteto inspetor do CREA em Novo Progresso afirma que tem pelo menos 30 obras em andamento e 80% é de prédios comercial.

publicidade

publicidade