quinta-feira, 23 de julho de 2009

Capitão Luciano Rodrigues alerta motoristas sobre detonações na BR 163



Dando seqüência aos trabalhos de corte na Serra Negra, o 9º BEC está realizando durante os últimos dias, uma serie de pequenas detonações, visando o desmonte de rocha a fim de retirar o que os militares chamam de material de terceira categoria (grandes pedras). Na manhã desta quarta-feira o Capitão Luciano Rodrigues concedeu entrevista exclusiva ao programa Show da Manhã da Rádio Enauan-AM, alertando os condutores de veículos para redobrarem a atenção principalmente no trecho próximo a Serra Negra.
"Estamos realizando o desmonte de rocha para a retirada do material de terceira categoria, então praticamente todos os dias estão ocorrendo detonações ao longo da BR, as detonações ocorrem por volta das 14 horas, são pequenas e no máximo em duas horas estamos conseguindo liberar o trafego de veículos", ressaltou. Ainda de acordo com o militar, esse material de terceira categoria é o mais dificultoso de ser retirado.
Quanto aos procedimentos, ele destacou que até agora houve apenas um imprevisto que acabou matando uma vaca que estava próxima ao local das detonações. Ele lembrou também que sempre antes das detonações são soltos alguns rojões com a finalidade de alertar os motoristas e afugentar os animais que possam estar nas proximidades. O Capitão Luciano destacou que já foram pavimentados cerca de 13 km da rodovia e nos próximos dias mais 2 km devem concluídos.
"Agora estamos com o Caçambão, que é uma caçamba que pega 18 M3, são duas equipes sendo que uma está com Tenente Max e o servidor civil Sr. Valdir, a idéia é trabalhar simultaneamente porque o volume de material de terceira categoria é muito alto", justificou. O Capitão Luciano revelou que a estimativa do 9º BEC é de pavimentar até as proximidades do Posto Fiscal ainda neste ano.
"Eu considero que seria uma boa produção se nós conseguirmos fazer de dois a três quilômetros por semana, nesse mês de julho a gente deve fechar na casa dos 15 a 17 quilômetros e no mês de agosto já quero entrar na casa dos 20 para os 30, chegando no final do mês estando mais ou menos na altura do Posto Fiscal, se conseguirmos isso teremos um êxito muito grande na obra", destacou.
Ele também alertou aos motoristas quanto a alta velocidade que a grande maioria está desenvolvendo nesse perímetro já pavimentado, ressaltando que todos devem ter atenção redobrada, principalmente os condutores de Giricos, "Vejo que o girico é uma situação que não vai se sustentar por muito tempo, vai ficar muito perigoso, se for inevitável a gente recomenda que o girico rode no acostamento", frisou ele, recomendando que todos devamos respeitar a sinalização e balizamento do trecho, "Uma maquina dessas pesa mais de 20 toneladas e uma colisão poderia ser drástica", finalizou.


Fonte: Silveira Silva [GuarantãNews]

publicidade

publicidade