segunda-feira, 6 de julho de 2009

Arco Verde estimula geração de trabalho e renda

Trabalhar com a criação de peixes e ter alternativas para aumentar a renda foi o que produtores de Paragominas aprenderam, neste final de semana, com técnicos da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), no Sítio Paraíso, 24 Km do centro. O evento faz parte da programação do Mutirão Arco Verde Terra Legal, que prossegue com visitas técnicas e atendimentos sobre legalização fundiária. O Dia de Campo de Piscicultura e o plantio de mudas do Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia foram atividades especiais do encontro na Região do Rio Capim.
Este é o terceiro dos 16 municípios paraenses que participarão do mutirão, cujas medidas emergenciais atingem diretamente 92 municípios da Amazônia Legal, considerados campeões em desmatamento. Paragominas teve carvoarias fechadas durante a Operação Arco de Fogo, ação que reduziu a agressão à natureza, mas deixou trabalhadores desamparados.
Medidas que levem à geração de rendas e emprego, com desenvolvimento rural sustentável são metas dos governos estadual e federal, que pretendem evitar situações como a do lavrador João Mourão, um dos 12 participantes da atividade de campo. Ele reconhece que no seu sítio, onde mantinha uma carvoaria, não há mais floresta virgem.
Áreas degradadas pela pecuária e derrubada de árvores necessitam que o solo seja tratado com o maquinário correto e outros cuidados. A mecanização (retroescavadeira, trator etc), lembra o lavrador, é essencial para tratar este tipo de solo, como por exemplo no caso da retirada dos tocos, que restam nos locais de exploração madeireira.

publicidade

publicidade