segunda-feira, 25 de maio de 2009

OBRA DOS 05 KM DA BR-163 DENTRO DA CIDADE DE NOVO PROGRESSO DEVEM COMEÇAR EM JUNHO

Por: Édio Rosa
A empresa JM Terraplanagem anunciou que vai começar no dia 15 de junho próximo, a obra das galeria pluviais e posterior pavimentação de 05 km da BR 163, dentro do quadro urbano da cidade de Novo Progresso. A travessia urbana será complexa envolvendo a reconstrução, com galerias pluviais, drenagem, canteiros e asfalto também nas Avenidas Orival Prazeres e Dr. Isaias Antunes Pinheiro.
O custo desse projeto gira em torno de R$ 16.000.000,00(dezesseis milhões de reais), com recursos do Governo Federal, através do DNIT – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.
A JM Terraplanagem, através de um dos seus diretores, sr. Júlio César e o engenheiro civil Lucio Novaes, informaram que a empresa já está providenciando a instalação da estrutura necessária para o início da obra. Segundo eles, a empresa vai procurar utilizar ao máximo possível a mão –de-obra local, contratando diretamente de 80 a 100 operários, entre motoristas, carpinteiros, operadores, topógrafos, apontadores, vigilantes e outros profissionais, se tiverem disponíveis no mercado de trabalho local, aptos para o trabalho.
Para suprir a grande demanda de manilhas, tubos e outras peças de concreto utilizadas na obra, a empresa deverá montar uma fábrica destes produtos, visto que no município ainda não existe uma empresa no ramo, que consiga oferecer na quantidade necessária. Essa empresa deverá gerar mais alguns empregos diretos e indiretos.
Segundo o projeto original, as águas das enxurradas serão drenadas pelas galeras para os córregos que cortam a cidade, sendo o córrego da Vó, aquele que deverá receber o maior volume de água canalizada. “Nos primeiros meses, talvez a população da cidade de Novo Progresso poderá estranhar, pois teremos uma enorme quantidade de valetas e buracos no local da obra, isso é necessário até construirmos as galerias e drenos subterrâneos, mas fazem parte do procedimento” disse o engenheiro Lúcio Novaes. “As pessoas esperam o asfalto imediatamente, mas numa obra como esta as coisas não acontecem assim, devemos colocar camada de asfalto tanto na BR 163 como nas duas avenidas somente no ano que vem” concluiu o engenheiro. A previsão de conclusão da obra é de 18 meses.
Além do próprio DNIT, a empresa construtora será fiscalizada por uma outra empresa de Auditoria, chamada SKIL, que deverá acompanhar para que o trabalho seja feito de acordo com o projeto original.
O anúncio dessa obra animou a população progressense, além da melhoria do centro da cidade, a eventual geração de empregos e aquecimento do comércio com aquisição dos mais variados serviços e produtos pela construtora ganhadora da licitação, são as razões para tal ânimo renovado.

publicidade

publicidade